MARQUE SUA CONSULTA: (62) 3224-6880 (62)99291-6359
Dentro os novos tratamentos de saúde utilizados em todo o mundo, dois princípios têm sido muito utilizados. O da economicidade e o da efetividade. Apesar de toda a tecnologia diagnóstica e cirúrgica desenvolvida nas últimas décadas, será que o custo destes exames são necessários e os benefícios de uma cirurgia são realmente relevantes?
Será que não estamos focando muito em descobrir a alteração tecidual/fisiológica existente e esquecendo de perguntar ao paciente o que ele precisa?
Será que os custos e riscos de uma cirurgia são necessários?
Será que a correção de uma alteração estrutural por um procedimento cirúrgico traz reais benefícios a longo prazo?
Infelizmente não temos todas essas respostas ainda. Não temos nem o "Sim" e nem o "Não" para essas perguntas. Não podemos deixar de valorizar as novidades em saúde, mas também não podemos deixar de focar o tratamento no paciente.
Algumas certezas:
À longo prazo o tratamento conservador (Fisioterapia Especializada + Atividade física) são tão efetivos quanto cirurgia para Hérnia de disco lombar.
Paracetamol para dor lombar aguda é igual a placebo.
Fisioterapia é tão efetiva quanto cirurgia para:
90% das hérnias de disco
Alguns tipos de lesões meniscais de joelho.
Síndrome do Túnel do Carpo
Lesões parciais do manguito rotador de ombro
E outras...
Enfim, as técnicas Fisioterapêuticas atuais são extremamente efetivas para o alivio da dor, e atividade física é a ferramenta mais indicada para manutenção da saúde em qualquer faixa de idade.
Antes de realizar uma cirurgia, procure um bom Fisioterapeuta e realize um tratamento adequado. Grande parte dos problemas, principalmente ortopédicos, de Joelho, coluna vertebral, ombros, punhos e tornozelos podem ser solucionados com um bom tratamento Fisioterapêutico.
Independente da orientação que você receba, procure sempre duas opiniões de diferentes profissionais.
Tratamento IGOR Fisioterapia - Tratamento Conservador
Uma das grandes dificuldades que nós Fisioterapeutas temos hoje em dia na abordagem ao paciente é desmistificar que o diagnóstico recebido (Hérnia de Disco e/ou Artrose etc) não é uma sentença de dores até o final de suas vidas. È perfeitamente provável e aceitável que com um tratamento Fisioterapêutico especializado e mudanças Biopsicossociais no dia-a-dia da pessoa, os sintomas sejam aliviados e a rotina volte aos tempos de liberdade, mobilidade e ausência de queixas.
Nesta abordagem o foco são as alterações de movimento e as sobrecargas externas relacionadas as atividades de cada pessoa, pois sabemos que o simples fato de ter uma Hérnia de Disco ou Artrose não é fator decisivo para se relatar dores. Não buscamos tratar uma Hérnia de disco e sim o paciente como um todo.
O tratamento num primeiro momento é baseado em Terapias Manuais (Osteopatia, RPG etc), associado com Estabilização e Controle motor dos movimentos corporais e desenvolvimento e ganho muscular para as atividades do dia-a-dia. Não existe mágica e sim um processo com etapas e objetivos à serem alcançados.
Caso Clinico
Estas imagens de Ressonância magnética mostram uma Hérnia extrusa em intervalos de 11 meses. Não foi a Fisioterapia que reduziu o tamanho desta Hérnia, mas permitimos tempo para que essa região lombar se reorganizasse e a extrusão desta hérnia regredisse. Hoje esse paciente leva uma vida normal realizando atividades físicas como corridas leves e Pilates.
Página em construção...